“QUORUM”, por Marionet.
João José Silva, 31.05.23
Na sua primeira edição, o evento Equality Days, impulsionado pelo projeto EQUAL.STEAM, da Universidade de Coimbra, tem como finalidade sensibilizar a academia e a comunidade circundante, nos temas de integração de raparigas e mulheres nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) e de desconstruir os estereótipos de género. O programa do evento é composto por diversas performances artísticas para todos os gostos.
Desafiada a construir uma peça a partir desta última temática, a Marionet, habituada a cruzar a arte performativa com a ciência, apresenta-nos um projeto, composto por uma equipa com elementos de diversas áreas do conhecimento, não ligadas diretamente ao Teatro, que se reúnem para discutir e refletir os problemas equalitários existentes nas diversas áreas profissionais. O encenador deste projeto é Mário Montenegro.
Um trabalho muito interessante, de caráter simples, contudo, bastante eficaz, que faz do palco um local de exposição de factos. Apresentam simulações de pequenos momentos tão integrados no nosso dia a dia, que o problema nos passam completamente ao lado. Confesso que um dos aspetos que mais me agradou nesta apresentação, foi observar a dedicação e emoção que cada um dos intérpretes expôs em cena. Um momento de partilha e libertação delicioso.